Inspeção de qualidade na maior estação de águas residuais do mundo

Leer esto en español
Read in English

Nome do cliente: : Sociedad de Aguas Hispano Mexicana, S. A. de C. V. (SAHM)

en-isl-2015-atotonilco map 306x172Informação sobre o cliente:  SAHM é um consórcio criado para a construção e operação da estação de tratamento de águas residuais de Atotonilco nas imediações da cidade do México. O consórcio irá gerir o projeto durante 22 anos em acordo com a comissão nacional da água do México (CONAGUA).

Alcance do projeto: : Inspeção dos equipamentos críticos nas instalações dos fabricantes, em qualquer parte do mundo e com um esquema global único de certificação.

Situada cerca da cidade do México (México). A estação de tratamento de águas residuais de Atotonilco foi projetada para tratar as águas residuais de uma das zonas mais populacionais do mundo: Cidade do México. Durante mais de 100 anos, as águas residuais e pluviais desta grande cidade serviram para regar os vales do norte, fornecendo água a milhares de hectares de campos de cultivo. No entanto, nos últimos anos, o uso desta água tem vindo a causar problemas sanitários e ambientais.

Esta é uma das razões pelo qual a estação de Atotonilco é um componente fundamental no programa de gestão sustentável da água a longo prazo pela Comissão Nacional da Água. O objetivo é converter as águas residuais de mais de 10 milhões de pessoas numa água mais segura e limpa para a rega dos campos de cultivo do vale de Tula. Esta situação permite que determinadas cidades terão água limpa pela primeira vez.

Antes da criação da estação de Atotonilco, apenas 8 % da água residual procedente da Cidade do México era tratada; esta percentagem aumentará para uns 60 % uma vez que a estação de 786 milhões de dólares (USD) esteja em funcionamento.

Adicionalmente, esta planta reutilizará o gás metano proveniente do processo de tratamento para gerar 60 % do seu consumo elétrico.

Desafio empresarial para o cliente

A construção de uma estação de tratamento prossupõe um enorme desafio logístico. Os responsáveis pela planificação tiveram que coordenar grandes volumes de materiais provenientes de todo o mundo. Além do controlo de produção, o envio de equipamentos pesados provenientes da europa e outros centros de produção mundiais era uma das preocupações.

Participação da Lloyd’s Register

Durante mais de 30 anos, a equipa da Lloyd’s Register em Espanha tem proporcionado serviços especializados de inspeção no setor do tratamento de águas residuais. Temos desenvolvido uma série de requisitos e critérios para todo o tipo de instalações de gestão de água, desde a captação de águas residuais até à dessalinização da água do mar.

Estes critérios dinâmicos representam o âmbito das nossas inspeções e são atualizados constantemente conforme a criação de novos estandartes e normativas, assim como pela experiência prática dos nossos inspetores.

Efetuaram-se mais de 100 inspeções em nove países distintos. Proporcionámos uma certificação independente dos equipamentos eletromagnéticos principais da estação a partir de inspeções e assistência de provas/testes realizadas durante os processos de fabricação e embalagem, assim como a supervisão dos prazos de entrega.

A Lloyd’s Register também tem colaborado com a empresa Acciona Agua, uma das empresas participantes no projeto de Atotonilco, em outros diversos projetos. Para a Acciona Agua, a Lloyd’s Register é a principal empresa de serviços de inspeção nos seus projetos em Espanha e no estrangeiro, incluindo as estações do Reino Unido, Austrália e Chile.

“Destacamos a gestão das inspeções por parte da Lloyd’s Register realizadas aos equipamentos adquiridos a nível internacional, com a particularidade de se tratar de equipamentos de grandes dimensões devido à envergadura do projeto e dos elevados caudais de tratamento,” palavras de Elena Cabeza del Pozo, Gerente dos Abastecimentos para a PTAR Atotonilco. “Foi muito importante a coordenação conseguida entre as equipas da LR e o consórcio SAHM de modo a cumprirem-se os tempos e os estandartes de qualidade requeridos em Atotonilco.”

“A equipa da Lloyd's Register superou as expectativas, e mediante a sua coordenação ajudou a manter o projeto em andamento mediante o seguimento dos pedidos dos principais equipamentos.”